Nos últimos anos, o uso da cannabis medicinal tem ganhado destaque na medicina moderna

trazendo novas possibilidades de tratamento para diversas patologias. Estudos científicos e relatos clínicos apontam que os compostos presentes na planta, especialmente o canabidiol (CBD) e o tetra-hidrocanabinol (THC), oferecem benefícios terapêuticos significativos. Entre as principais patologias que têm apresentado melhoras com o uso da cannabis medicinal, destacam-se:

PARKINSON

A doença de Parkinson não tem cura, portanto, seu tratamento tem como objetivo a diminuição dos sintomas da doença e melhora da qualidade de vida do paciente. O sistema endocanabinoide está presente em todo o nosso corpo e tem um importante papel em nosso sistema nervoso central, justamente onde a doença de Parkinson acontece.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

Por não haver cura, o tratamento com Cannabis tem função paliativa para o Parkinson e deve estar sempre associada ao tratamento alopático tradicional e atividades multidisciplinares como a fisioterapia. O tratamento tem como objetivo:

DEPRESSÃO

É um transtorno psiquiátrico que atinge cerca de 15% da população global, caracterizado por tristeza frequente de forma constante, e redução na capacidade de sentir prazer em atividades antes prazeirosas. A patologia pode acontecer devido a uma combinação de fatores psicológicos, ambientais, genéticos, biológicos e psicossociais. A depressão tem grande impacto na vida dos pacientes, chegando a ser uma das principais causas de incapacidade no mundo. Essa condição interfere em outras doenças, aumentando a percepção dos seus sintomas e pode reduzir a eficácia de seu tratamento terapêutico.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

Os tratamentos com Cannabis, associados a um estilo de vida saudável, são capazes de:

ENXAQUECA

A enxaqueca (ou migrânea) é um tipo de dor cabeça primária, ou seja, que não pode ser explicada pela existência de outras doenças. É mais frequente em mulheres e tende a estar acompanhada de náuseas e vômitos, foto e fonofobia, sendo frequentemente muito sintomática e incapacitante, chegando a durar mais de 72 horas. Em cerca de um terço dos casos, vem acompanhada de aura, que são sintomas neurológicos focais: alterações visuais, olfativas, sensoriais, alterações na linguagem e até na visão. A avaliação de um neurologista para confirmar seu quadro médico é bastante importante, já que seus sintomas podem ser similares a outros tipos de cefaléia (dor de cabeça).

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

AUTISMO (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que começa a ser percebido durante a primeira infância. O TEA se manifesta de diferentes maneiras em cada paciente, pode-se observar desenvolvimento atípico, possíveis déficits na comunicação, sensibilidade sensorial, certa dificuldade na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e apresentação de hiper foco.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

Em casos em que se faz necessário o uso de medicamentos, o tratamento fica restrito ao uso de antipsicóticos, antidepressivos e psicoestimulantes que muitas das vezes trazem efeitos colaterais indesejáveis, principalmente em crianças. Os tratamentos à base de Cannabis, somados a tratamentos multidisciplinares, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricidade relacional, orientação nutricional, musicoterapia, arteterapia, equoterapia, entre outras, podem auxiliar a:

INSÔNIA

A insônia tem diferentes características e se manifesta de forma individual. Sua insônia pode acontecer no início da noite, para pegar no sono. Ou, você pode dormir rápido, despertar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir. Atualmente, a insônia pode ser considerada um problema de saúde pública, já que um terço da população adulta relata ter problemas relacionados ao sono. Ela pode ser causada por uma série de fatores externos e internos: estilo de vida, estresse, uso excessivo de telas, consumo de estimulantes (cafeína, taurina, nicotina), falta de melatonina, causando disfunção no nosso relógio biológico, que regula nosso ciclo sono-vigília.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

O tratamento com Cannabis para a insônia é traçado de forma individual para cada paciente.Quando associado a um estilo de vida saudável, o tratamento é capaz de:

ANSIEDADE

Transtornos de ansiedade são doenças psíquicas que provocam uma resposta emocional de antecipação a situações ameaçadoras ou estressantes. Como uma espécie de preocupação excessiva (e constante) de que algo ruim possa acontecer. A ansiedade pode surgir de forma primária, causada por sintomas de um dia a dia estressante, ou de traumas individuais. Mas, também pode estar associada a outros transtornos psicológicos, causando um grande impacto negativo em sua qualidade de vida, afetando as relações sociais, pessoais e profissionais.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

Os tratamentos com Cannabis, associados a um estilo de vida saudável, são capazes de:

DOR CRÔNICA

A dor crônica é uma das causas de maior busca de ajuda médica no mundo. Atualmente 20% da população mundial tem alguma queixa relacionada a dor. A dor crônica pode ser consequência de doenças crônicas como a artrite reumatóide, neuropatia diabética, dor oncológica ou pós cirúrgicos. Mas, também pode ser um diagnóstico primário, com a fibromialgia. A dor tem um grande impacto na qualidade vida dos pacientes, e pode limitar sua mobilidade, sono, humor e até mesmo sua vida profissional.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

A Cannabis age em nosso corpo reduzindo a sensação e a nossa percepção da dor, fazendo com que seja possível que a sua interpretação seja menor. Ou seja, mesmo que ela ainda esteja presente, a dor passa a ser mais tolerável e menos incapacitante.

ALZHEIMER

O Alzheimer é uma das doenças neurodegenerativas mais prevalentes do mundo. Ela é causada por depósitos extracelulares de placas betaamiloides e níveis reduzidos de acetiltransferase, que levam a deficiência de acetilcolina. A idade é um fator de risco para a doença. Com o envelhecimento da população, estima-se um aumento da incidência de Alzheimer globalmente. A doença é progressiva e, ao longo do tempo, é responsável por perda cognitiva e pela deterioração

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

Por não haver cura, o tratamento com Cannabis tem função paliativa para o Alzheimer e deve estar sempre associada ao tratamento alopático tradicional e atividades multidisciplinares como a fisioterapia. O tratamento tem como objetivo:

EPILEPSIA

Epilepsia é uma doença que se expressa em convulsões com abalos musculares visíveis ou não, com ou sem perda de consciência. É causada por alterações bioelétricas nas transmissões sinápticas pelo aumento da atividade excitatória, ou diminuição da atividade inibitória, ou ambos, de forma recorrente. A epilepsia tem alta prevalência mundial, chegando a até 2% da população. Pode ter origem infecciosa, congênita, tumoral, vascular, degenerativa, traumática e, em muitos casos, não ter uma causa identificável.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

O SEC tem um importante papel em nosso corpo: ele é responsável pela regulação de diversas manifestações comportamentais, ações metabólicas e tem função de nos trazer equilíbrio, a chamada homeostase. Com o sistema endocanabinoide saudável, temos maior chance de:

Esclerose Múltipla

Pessoas com esclerose múltipla frequentemente enfrentam sintomas desafiadores como espasticidade muscular intensa, dores crônicas e distúrbios do sono. Nesse contexto, o uso do cannabis medicinal — especialmente os canabinoides THC (tetra-hidrocanabinol) e CBD (canabidiol) — tem se mostrado uma alternativa eficaz e segura para auxiliar no alívio desses sintomas.

Benefícios do tratamento à base de Cannabis:

O tratamento com Cannabis para a insônia é traçado de forma individual para cada paciente.Quando associado a um estilo de vida saudável, o tratamento é capaz de:

Qualidade de vida ao seu alcance.

Nossos Contatos